Alimentos que bebê menor de 1 ano não deve comer

Normalmente, os bebês dobram o peso do nascimento quando atingem os quatro ou seis meses de vida e, ao completarem 1 ano, o peso triplica. Na fase de introdução de novos alimentos, todo cuidado é pouco para não oferecer besteiras ou comidas que não só não oferecem nada de bom à criança, como muitas vezes atrapalham a absorção de nutrientes.

Por isso, a mãe e nutricionista Patricia Cruz Smith listou no livro “Aventuras Gastronômicas de uma mãe de primeira viagem”, entre outras dicas, os 12 tipos de alimentos que você deve manter longe do seu bebê antes dele completar 1 ano. Você confere abaixo a lista e, em seguida,  a tabela com a quantidade de ingestão de calorias adequadas para o bebê de acordo com a faixa etária:

  • 1
    Açúcar
    Ao menos até seu filho completar os 12 meses, evite o açúcar refinado. Ótimas alternativas para garantir um docinho na refeição podem vir das frutas, por conta da frutose. Frutas secas, como as passas sem caroço e as ameixas também são alternativas. “Se for difícil cozinhar com esses ingredientes, opte pelo açúcar mascavo. Por não ser refinado, ele preserva as vitaminas e minerais que são retirados no refino da cana“, explica Patricia.
  • 2
    Cafeína
    A cafeína só está liberada para os pequenos após os 5 anos e, mesmo assim, em pequenas quantidades. Mas segundo Patricia, dá para oferecer um pouquinho a partir dos 2 anos. “Ninguém vai fazer um espresso e adicionar ao leite da criança, certo? Então, se for mais leite do que café, e um café fraquinho do tipo ‘chafé’, tudo bem“, diz.
    3
  • Corantes e enlatados
    Corantes estão eliminados. “Sua única função é tornar qualquer coisa mais atrativa e causar alergias”, explica a nutricionista. O problema com os enlatados para os bebês é que muitos deles contêm sal em excesso, aditivos e conservantes artificiais que podem irritar o estômago, comprometendo a digestão.
  • 4
    Carne de porco
    Por ser rica em gordura saturada e também por conta do grande fator alergênico, a carne de porco não deve ser incluída na alimentação da criança nesse momento“, alerta. Após o primeiro ano, cortes magros podem começar a ser introduzidos na dieta da criança.
  • 5
    Crustáceos
    Camarão, lagosta, siri, tatuí, pitu, lagostim e caranguejo são os primeiros da lista que inclui ainda as ostras, vieiras e ovas de peixe. Anote aí: devido ao alto potencial alergênico, esses alimentos são totalmente contra-indicados até os 3 anos.
  • 6
    Defumados e embutidos
    Até os 2 anos de idade, pelo menos, devem ficar longe das crianças. “É a festa dos excessos: sal, gordura e conservantes, como os nitratos”, justifica Patricia.
  • 7
    Frutas oleaginosas
    Atenção, principalmente, se há histórico familiar de alergia na família: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes, pistache e macadâmia não são recomendados até os 2 anos. “O amendoim, por exemplo, é um dos principais responsáveis por reações alérgicas. Outra razão para evitar as oleaginosas é o formato e a consistência: por serem duras, podem causar engasgos”, alerta.
  • 8
    Margarina
    Para passar no pão a melhor opção é a manteiga e em pequena quantidade. “A margarina entra na lista dos que nunca deveriam ser oferecidos, pois não trazem nada de bom”, explica a nutricionista.
  • 9
    Leite de vaca
    “Nada de leite de vaca até os 12 meses completos”, afirma Patricia. Segundo ela, após o primeiro ano indica-se o leite de vaca integral. “A gordura vai ser muito útil para garantir a construção de um sistema nervoso saudável”, garante a nutricionista.
  • 10
    Mel
    De acordo com Patricia, nessa faixa etária o sistema digestivo da criança é muito imaturo e o mel pode conter a bactéria botulínica, capaz de causar diarreia e outros problemas mais sérios. A indicação de consumo é a partir de 12 meses de idade.
  • 11
    Queijos não pasteurizados
    “Fale com o pediatra. Alguns profissionais liberam o consumo após 1 ano, outros indicam somente após 2 anos completos“, diz Patricia.
  • 12
    Refrigerante
    A bebida artificial, como todos sabem, não é recomendada para oferecer ao bebê. “Quando incluído no cardápio das crianças,contribui para a osteoporose, pois fornece grande quantidade de fosfato, que impede a absorção de cálcio“, explica a nutricionista.

    calorias de crianças

    Se você tem dúvidas sobre a quantidade de calorias recomendadas que o bebê pode ingerir diariamente, confira a tabela abaixo de acordo com cada faixa etária:

    Idade (meses) Calorias/dias Proteínas/dias
    0 a 5 108 cal/kg de peso da criança 2,2g/kg de peso da criança
    5 a 12 98 cal/kg de peso da criança 1,6g/kg de peso da criança
    11 a 24 102 cal/kg de peso da criança 1,2g/kg de peso da criança

    Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Alimentos-que-voce-nao-deve-oferecer-ao-seu-filho-com-menos-de-1-ano.shtml

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